Reações esperadas no processo de luto4 min de leitura

Reações esperadas no processo de luto4 min de leitura

O que é o luto?
O luto é um processo a ser vivenciado a partir do rompimento de um vínculo importante para nós. Pode ser a perda de uma pessoa amada e também refere-se a um evento significativo como a perda de um emprego, uma separação, uma mudança de cidade, a amputação de um membro, entre outros.
Esse rompimento terá grande impacto em nossas vidas, em nossos sonhos, expectativas e na forma de levarmos nossas rotinas.

O LUTO NOS COLOCA FRENTE A UMA SÉRIE DE MUDANÇAS.

É importante deixar claro que, embora seja bastante conhecida a teoria de que o processo de luto seja formada por 5 fases distintas, na prática não funciona assim.
O processo de luto é singular e é diferente para cada indivíduo. É um processo longo, não-linear e sem data marcada para dizer adeus. E, de alguma forma, você sentirá as dores do luto de forma mais intensa de tempos em tempos, como em datas comemorativas, por exemplo.
reações comuns e esperadas no processo de luto – sejam elas emocionais, físicas, cognitivas ou comportamentais. Para explicar melhor sobre isso, trouxemos algumas informações do 4 Estações Instituto de Psicologia.

Veja:

REAÇÕES EMOCIONAIS: choque, tristeza, culpa, raiva, hostilidade, solidão, agitação, ansiedade, fadiga, anseio: desejo de estar com a pessoa amada; desamparo e alívio.

REAÇÕES FÍSICAS: vazio no estômago, nó na garganta, hipersensibilidade ao barulho, sensação de despersonalização. Falta de ar, fraqueza muscular, falta de energia, boca seca, queixas somáticas, suscetibilidade a doenças, estresse ou falta de cuidados com a saúde.

REAÇÕES COGNITIVAS: descrença, confusão, dificuldade de concentração, pensamentos obsessivos, sensação de presença, alucinações.

REAÇÕES COMPORTAMENTAIS: distúrbios de sono, perda ou aumento de apetite, aumento no consumo de psicotrópicos, álcool e fumo; comportamento “aéreo”; isolamento social; evitar falar na pessoa que se foi; procurar e chamar a pessoa; sonhar com o falecido; hiperatividade e inquietação.

Essas são algumas considerações que podem vir a acontecer ou não – dependerá de cada pessoa enlutada. Entretanto, quando esses sintomas persistirem a ponto de não se conseguir levar a vida normalmente, o indicado é buscar ajuda profissional com psicólogos e/ou psiquiatras especialistas em luto.
É bom saber:
O Mapa de Saúde Mental do Brasil é um site desenvolvido pelo Vita Alere que reúne serviços públicos de saúde mental disponíveis em todo território nacional, além de serviços de acolhimento e atendimentos gratuitos ou voluntários realizados por ONGs, instituições filantrópicas, entre outros.

Nossos lutos serão capazes de nos fazer questionar sobre diversas questões: sobre a própria vida, nossas crenças… é um processo que traz à tona o nosso eu interior para que possamos construir novos significados para essa experiência que é tão difícil.
Assim, vamos nos adaptando a uma nova realidade e encontramos formas de lidar com o ocorrido. Começamos a aceitar a perda e encontramos novos sentidos para a vida e, consequentemente, nos sentimos melhor.
Ideias e ferramentas para um luto mais saudável:

💜Converse com alguém que te escute e te acolha sem julgamentos
💜Escreva seus sentimentos (pode ser uma carta para a pessoa que faleceu)
💜Participe dos rituais de luto e divida suas angústias com outras pessoas que também estão enlutadas
💜Tente dormir bem, se alimentar com equilíbrio e fuja do álcool para “acalmar” a dor
💜Exercícios físicos podem ajudar com sua saúde mental
💜Tenha paciência consigo mesmo (a)
💜Mantenha viva a memória da pessoa amada: veja fotos, vídeos, faça uma playlist, visite lugares que ele (a) gostava…
💜Não tenha receio em passar bons momentos – afinal, a culpa pode ser um sentimento recorrente. Esteja rodeado (a) de pessoas que te amem e querem te ver melhor
💜Aos poucos, vá voltando a rotina, sem forçar

“Luto, narrativas e construção de significado” foi o título de uma conversa do Festival inFINITO 2021 com Robert Neimeyer e Mariana Ferrão e você pode assistir essa conversa incrível na íntegra clicando na imagem abaixo:

Compartilhe

Compartilhe

Nos acompanhe também em outros canais:

Nos acompanhe também em outros canais:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR_