“Quando pensa na sua vida, qual é a sensação que fica?”
“Uma sensação de vida boa. E ter uma vida boa depende de fazer boas escolhas, na hora certa. E eu fiz. O resto é consequência.”
Diálogo com um paciente em Cuidados Paliativos, aos 98 anos.
Esses dias me lembrei desta conversa que tive com um paciente oncológico que acompanhei por um breve período. Ele tinha o diagnóstico de câncer de próstata com múltiplas metástases e encerrava naquele dia a sua última sessão de radioterapia paliativa para controle da dor. Estava aliviado por ter obtido benefícios com o tratamento.
Aquele senhor havia sido professor por mais de 40 anos e lecionou História para estudantes de todos os níveis de ensino.
UM LEGADO E TANTO.
Era uma pessoa muito lúcida e interessante; demonstrava ter vivido uma vida cheia de significado.
Na verdade, estava vivendo. O paciente em processo de terminalidade está vivo e potente. Suas limitações não são apenas falhas, mas expressões de sua humanidade, no seu inevitável percurso para a finitude. E ele, muito consciente e apropriado de seu prognóstico, aproveitou aquela conversa para compartilhar algumas percepções sobre as experiências que acumulou ao longo de quase um século:
Os livros são boas companhias. Te levam para diferentes lugares do mundo, sem que necessariamente você precise sair de onde está…
De onde saiu essa, vinha mais:
Esteja cercado de pessoas queridas. Os vínculos são bens preciosos e nos permitem usufruir da alegria da presença daqueles que amamos, que também são sustento e apoio para os dias sombrios…
Eram verdadeiras aulas de vida:
Viva o momento presente. Ele é a sua oportunidade de estar inteiro no que você faz, ao lado de quem você está…
Ao final da consulta, agradeci por sua confiança e generosidade em compartilhar lições tão valiosas, transmitindo aquele legado. E ele me respondeu:
“estou seguindo à risca o que acabei de dizer. Estou inteiramente presente com você”.
Eu também estava inteiramente com ele.
E você, está inteiramente presente na vida? Quando tudo terminar, qual será o seu legado? Qual será a história que você deixará de presente para o mundo?