Provavelmente você já deve ter escutado ou lido em algum lugar sobre as “5 fases do luto”: negação, raiva, barganha ou negociação, depressão e aceitação, não é mesmo?
Hoje viemos te explicar um pouquinho sobre os motivos pelos quais não devemos associar as nossas perdas e emoções a essas fases: seu luto não cabe em caixinhas e em conceitos pré-definidos!
Antes de tudo, é preciso saber que o luto é um processo que ocorre após o rompimento de um vínculo afetivo significativo, normalmente associado à morte de uma pessoa amada. Entretanto, ele também está relacionado à experiências e relacionamentos, como a perda do emprego, o fim de um casamento, entre outros.
OU SEJA: TODO LUTO É VÁLIDO E IMPORTANTE.
O luto é essencial no processo de aceitação e elaboração das perdas para que as pessoas enlutadas possam reconstruir suas vidas a partir daquele evento.
Todas as lágrimas, saudades, raivas, culpas, frustrações, angústias e outros sentimentos são reações normais e esperadas. Mas, assim como cada pessoa é única, a forma que cada um irá enfrentar esses momentos também é.
Nenhum luto é igual e ele não respeita nenhum padrão. A interpretação errônea dessa perspectiva dá ideia de organização, de um caminho linear para a superação.
Mas na prática não é bem assim.
O luto é complexo, imprevisível e cheio de altos e baixos, como um passeio de montanha-russa.
Você pode sentir várias coisas ao mesmo tempo ou ter uma sequência de dias “calmos” e, depois, os sentimentos virem à tona com força total.
Não existe certo e errado sobre o sentir. Este é um caminho de dores, sentimentos e ressignificações que só pertence a você.
Por isso não podemos dizer que todo ser humano vivo irá passar pelos mesmos estágios do luto – cada um sente de maneira diferente. Ah, e mais importante que isso: o luto não tem prazo de validade.
Mesmo que se passem anos após uma perda que tenha impactado sua vida, os sentimentos podem reaparecer de tempos em tempos, como em datas comemorativas, por exemplo.
Assim como o seu amor por quem partiu será eterno, as vivências do luto também serão.
Para enfrentar o luto de forma mais saudável é necessário: (essas são formas indicadas por especialistas, mas, mais uma vez, lembre que você é único!)
💜Permitir-se sentir e transbordar os sentimentos: guardá-los pode trazer ainda mais sofrimento e dúvidas
💜Ter uma rede de apoio fortalecida com pessoas que possam te acolher nos momentos de vulnerabilidade, sem julgamentos
💜Respeitar seu tempo para voltar à rotina
💜Cuidar da saúde física e mental
💜Buscar ajuda com psicólogos especialistas, caso o sofrimento esteja muito intenso
Esse artigo pode ajudar muitas pessoas, não é? Compartilhe com alguém que esteja precisando!