O luto por animais de estimação3 min de leitura

O luto por animais de estimação3 min de leitura

Para tutores de animais de estimação, pensar na morte do pet é algo muito difícil. Afinal, o bichinho se torna parte da rotina e da família – a convivência é diária, a preocupação com o seu bem-estar é constante e a troca de carinhos também. Esses animaizinhos trazem inúmeros benefícios para os seres humanos, como a melhora da qualidade de vida e auxílio no tratamento de transtornos mentais como ansiedade e depressão.
A relação de afeto criada com um pet é muito pura e verdadeira. Mas, na maioria dos casos, o sofrimento ao perdê-lo é visto como algo exagerado e não justificável (até mesmo pelo próprio dono).

O LUTO POR UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO PODE SER MUITO SEMELHANTE A PERDA DE UMA PESSOA AMADA.

O luto não refere-se somente à morte de alguém. Ele pode ser vivido no rompimento de um relacionamento, na perda de um emprego, na mudança de cidade e, também, com a morte dos melhores amigos de quatro patas.

DESSA FORMA, TODOS OS LUTOS DEVEM SER RESPEITADOS, VALIDADOS E MERECEM ESPAÇO PARA SEREM DISCUTIDOS, SEM COMPARAÇÕES OU JULGAMENTOS DE OUTROS.

Os rituais de despedida também são parte importante do luto por animais. Por meio desses rituais, é possível iniciar um processo de adaptação para a vida sem a presença do bichinho. Inclusive, muitas funerárias já disponibilizam o plano pet, com opções de cremação, homenagens e cerimônias de despedida especiais.
Viver o luto pela morte de um pet é fundamental para que os donos possam elaborar aquela perda e aceitar a mudança em suas vidas. É necessário que a pessoa viva a sua dor e que, também, os outros ao seu redor tenham compreensão e não minimizem a situação com frases do tipo: “Mas é só um cachorro, porque você está sofrendo tanto? É só arrumar outro!”. Entender e respeitar o fato de que o dono passa por um processo de luto doloroso é uma maneira de melhor acolhê-lo e ajudá-lo durante esses momentos.


E COMO AGIR APÓS A PERDA DE UM PET? CONFIRA ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA ESSA SITUAÇÃO:
💜Permita-se viver a sua dor: não esconda os seus sentimentos ou sinta-se culpado por viver o luto.
💜Crie um ritual de despedida: se for do seu interesse, entre em contato com algum serviço de memorial pet, ou prepare uma celebração em casa mesmo.
💜Respeite o seu luto: o luto não tem um “tempo limite” ou simplesmente desaparece após semanas ou meses. Portanto, tenha paciência e respeite este momento.
💜Se você sentir que não está conseguindo enfrentar o momento sozinho, procure acompanhamento psicológico.
Para se aprofundar no assunto, assista a conversa “O luto pela morte de um pet” da 4ª Semana do Luto deste ano:


Compartilhe

Compartilhe

Nos acompanhe também em outros canais:

Nos acompanhe também em outros canais: