Luto infantil – Como falar sobre morte com as crianças?5 min de leitura

Luto infantil – Como falar sobre morte com as crianças?5 min de leitura

Certamente, famílias que têm crianças em casa já se depararam com o desafio de falar sobre morte com os pequenos, ainda mais neste contexto pandêmico onde as perdas foram (e ainda estão sendo, infelizmente) numerosas. 

Se para os adultos esse pode ser um momento confuso, imagine para uma criança? O fato é que não existe uma fórmula mágica para lidar com o assunto, mas, é possível falar sobre isso de forma simples e honesta, para que eles possam viver o luto de forma saudável

Veja algumas orientações de como conduzir uma conversa sincera sobre a morte com as crianças. A lista a seguir é apenas um caminho, lembre que nada é uma regra, certo? 

✅Escolha sempre o caminho da verdade. Esconder os fatos ou fingir que nada aconteceu (principalmente se for alguém próximo da família) só irá tornar tudo pior – inclusive para você. 

✅Evite usar metáforas como “Fulano virou uma estrelinha” ou “Ciclano foi fazer uma longa viagem”. Elas podem causar confusão mental e traumas psicológicos no futuro. 

✅Se você está com dificuldade de introduzir o assunto, que tal convidar a criança para assistir a um filme ou ler um livro que trate do tema? “O rei leão” (1994) é uma ótima indicação para isso. 

✅Fale sobre a finitude da vida, que tudo é um ciclo e que tudo que é vivo, um dia irá morrer. Mencione as plantinhas, animais e pessoas. 

✅ Dê espaço para que a criança faça perguntas, mas não se preocupe em ter todas as respostas. 

✅Diga que “tudo bem” em ficar triste ou manifestar outra forma de sofrimento. Explique que chorar é normal, bem como sentir outras coisas. 

✅Deixe claro que você está sempre disponível para conversar sobre o assunto e esclarecer dúvidas. Mostre que é um ponto de apoio confiável. 

✅.Estimule as boas lembranças de quem se foi. Incentive que a criança faça desenhos, mostre fotos da pessoa; ajude a criança a criar boas memórias. 

✅As crianças podem participar dos rituais de despedida como velórios e enterros. Explique o que é, o que ela irá encontrar lá e pergunte se ela gostaria de ir e respeite sua decisão. Escolha um momento que esteja mais calma e vá respeitando as demandas da criança naquele momento, não forçando nada.

Não prive a criança do impacto emocional da morte, afinal, psicólogos indicam que futuramente ela terá dificuldades em lidar com a perda e o luto. Além disso, pode levar à autopunição e ao isolamento.

SER HONESTO COM UMA CRIANÇA SOBRE A FINITUDE É UMA ESCOLHA.

Caso seja difícil lidar com o assunto, o acompanhamento psicológico não deverá ser descartado. 

Aprofunde-se no assunto ouvindo ao Podcast Sobre Viver e Morrer do inFINITO: #42 – Luto infantil e pandemia com Luciana Mazorra.

Veja 4 livros para falar sobre a morte com as crianças:

1. “O vovô não vai voltar?” de Aline Henriques Reis e Carmem Beatriz Neufeld

Compre AQUI.

2. “A arte de falar da morte para as crianças” por Lucélia Elizabeth Paiva

Compre AQUI.

3.” Quando a saudade brilhar” por por Gabriela Marcondes

Compre AQUI.

4.“E o tempo passou…” por Louisanne Sanchez (parceira do inFINITO! 💜)

Compre AQUI.

Conhecimento e cuidado a gente compartilha. Envie o link deste artigo para alguém que precisa ler também! 

Compartilhe

Compartilhe

Nos acompanhe também em outros canais:

Nos acompanhe também em outros canais: