Janeiro Branco: cuidar das emoções é cuidar da vida3 min de leitura

Janeiro Branco: cuidar das emoções é cuidar da vida3 min de leitura

Já estamos na metade do primeiro mês do ano, mas não poderíamos deixar de tocar em um assunto tão importante que é a campanha Janeiro Branco. O principal objetivo das ações dessa campanha é chamar a atenção e discutir sobre saúde mental e bem-estar emocional.

O mês de Janeiro foi escolhido para tal, pois, com a chegada de um novo ano, é comum que as pessoas estejam mais reflexivas a respeito de seus sonhos e objetivos. Muitas vezes, estamos somente preocupados com a nossa saúde física (o que é indispensável!), mas não podemos deixar de lado o fato de que nos sentirmos bem vai muito além do que apenas exames controlados e uma alimentação equilibrada.

FALAR EM SAÚDE É TAMBÉM SOBRE CUIDAR DAS NOSSAS EMOÇÕES. 🤍

Para você ter uma ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão, sendo esta uma condição capaz de trazer prejuízos para todos os aspectos da vida, podendo, inclusive, favorecer o desenvolvimento de outras doenças.

Veja mais sobre esses dados aqui: https://www.paho.org/pt/topicos/transtornos-mentais

Essa campanha foi criada em 2014 por um grupo de psicólogos mineiros e tem objetivo de conscientizar sobre a prevenção do adoecimento psicológico, algo que gera grandes impactos em nossa sociedade. Assim, surgiu a proposta de discutir mais abertamente sobre os transtornos emocionais e o que podemos fazer para tratá-los e preveni-los. Janeiro é, portanto, como uma folha em branco, em que podemos reescrever uma nova história.

Quando transtornos psicológicos não são tratados, além de trazer constante sofrimento para o indivíduo, pode levar a ideações suicidas ou ao ato em si. A morte por suicídio é a 4ª maior causa de morte no Brasil, sendo que há algo muito maior por trás desse ato. Depressão, ansiedade, transtornos de humor (e/ou personalidade), isolamento, perdas, traumas, entre outros, são algumas das causas da depressão.

A fim de prevenir os danos emocionais que algumas questões podem trazer para a vida, é preciso preservá-la e, se preciso, buscar orientação profissional com psicólogos e/ou psiquiatras para que se consiga superar o que causa tristezas e angústias.

O que você pode fazer para cuidar da sua saúde mental?

🤍Se alguma situação ou pessoa gera alguma emoção negativa, afaste-se
🤍Não tenha medo de dizer “não” (pense primeiro em você!)
🤍Tenha uma vida além do trabalho e dos afazeres de casa: separe um tempinho para seus hobbies
🤍Valorize a convivência social com familiares e amigos que você ame
🤍Tenha contato com a natureza e/ou animais de estimação
🤍Escolha uma atividade física que te faça suar e te deixe feliz
🤍Valorize sua noite de sono

SE ALGO NÃO ESTÁ INDO BEM, NÃO DEIXE DE PROCURAR AJUDA.

Conhecimento e cuidado a gente compartilha! Envie esse texto para pessoas que você goste muito e que precisam cuidar da saúde mental e emocional.

Compartilhe

Compartilhe

Nos acompanhe também em outros canais:

Nos acompanhe também em outros canais:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR_