Histórias e curiosidades sobre o Dia das Bruxas3 min de leitura

Histórias e curiosidades sobre o Dia das Bruxas3 min de leitura

Doces ou travessuras?
Tradicionalmente conhecido como Halloween nos Estados Unidos e em outros países, o Dia das Bruxas é celebrado no dia 31 de outubro. Neste feriado, as crianças se vestem com fantasias criativas e visitam o bairro para ganharem doces dos vizinhos. Estes, por sua vez, enfeitam suas casas com adereços temáticos para recebê-los em um clima assustador!

Mas antes dele se tornar popular, o Dia das Bruxas carrega uma história que começou a ser traçada no século 16, no Reino Unido.

Etimologia do termo HALLOWEEN
Ele é derivado de “All Hallow´s Eve”. “Hallow” é um termo antigo para santo e “eve” representa véspera, fazendo alusão ao Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1º de novembro.

O início das celebrações – o Festival Celta de Samhain
Segundo historiadores, foi no século 18 que começaram os ensaios para o Dia das Bruxas por meio do Festival Celta de Samhain – que, em português, significa “fim do verão”.
A comemoração durava 3 dias e prestava homenagens ao “Rei dos Mortos”. Fogueiras grandiosas eram a marca registrada da festa e celebravam a abundância de alimentos após a colheita.

Entretanto, os rituais e os significados do Festival possuem poucas evidências e festas como o “Calan Gaeaf”, comemorado no País de Gales, traziam semelhanças com o Samhain.

Os primeiros Dia das Bruxas
Por volta de 1500 a 1800, as fogueiras eram populares na celebração e serviam para que joio (em alusão ao fim da colheita no Samhain) fosse queimado. Isso simbolizava o rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir bruxaria e a peste negra.
Prever o futuro, rituais de adivinhação e comidas também marcavam a festa.
As crianças cantavam rimas ou oravam para as almas dos mortos pela cidade e, em troca, recebiam bolos de boa sorte que representava o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.

Como ele chegou até a América
Como a Irlanda passou por um período muito difícil conhecido como “Grande Fome”, em 1845, muitas pessoas vieram morar nos Estados Unidos. Assim, muitos costumes e tradições irlandeses foram incorporados à cultura americana – e o Dia das Bruxas foi um deles!
Dessa união, símbolos como espantalhos e abóboras se popularizaram nos Estados Unidos – uma grande marca dessa festa.
Foi neste tempo também que surgiu a tradição moderna de “doces e travessuras”.

As festas da atualidade
Atualmente, o Halloween – Dia das Bruxas é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. No Brasil, a festa tem ganhado mais espaço e podemos ver muitas crianças e adultos empolgados no quesito figurino.
Entretanto, a fim de valorizar a cultura folclórica brasileira, o dia 31 de outubro também é comemorado o Dia do Saci – um símbolo muito conhecido da nossa história.

Além de celebrar os mortos ou a época da colheita, o Dia das Bruxas simboliza o fim do verão e o início do outono no hemisfério norte.

Esse tema te interessou? Então venha conversar sobre morte, luto, finitude e cuidados paliativos com a gente no Festival inFINITO – Ano 5! ✨

Compartilhe

Compartilhe

Nos acompanhe também em outros canais:

Nos acompanhe também em outros canais: