Falar sobre morte, luto, perdas, tempo de vida, doenças graves e tratamentos não é comum para muitas pessoas. O inFINITO nasceu por conta de um propósito lindo e sensível: ampliar o conhecimento da sociedade acerca desses temas tão importantes para que possamos viver e morrer com dignidade.
O movimento surgiu após a minha experiência de ter vivido de perto o diagnóstico de câncer, o tratamento e a perda do meu querido primo, o Du. Infelizmente, foi apenas no final de sua vida que conheci a importância e a necessidade dos Cuidados Paliativos.
Depois desse fato, entendi que esse conceito PRECISA ser conhecido por mais pessoas e, principalmente: todos precisamos entender que CONFORTO e CUIDADO são cruciais em qualquer fase de um diagnóstico de uma doença grave (de preferência, no início).
E dividindo esse propósito com inúmeras pessoas ao redor do mundo foi possível dar origem ao maior Festival da América Latina sobre viver e morrer.
Esse ano estamos prestes a completar 5 anos desses encontros que transformaram muitas narrativas.
E assim como todos os convidados que já compartilharam suas experiências por aqui, o evento carrega uma bagagem de aprendizados, conhecimentos, realizações, emoções e MUITA conexão. Todos com o objetivo de contribuir para responder a seguinte pergunta: “como podemos viver e morrer melhor?”
EM CELEBRAÇÃO AO PRÓXIMO FESTIVAL E PARA TE MOSTRAR OS SENTIMENTOS IMPACTANTES QUE VOCÊ PODE VIVENCIAR CONOSCO, VAMOS RELEMBRAR NOSSA TRAJETÓRIA ATÉ AQUI?
2018
Nossa primeira edição aconteceu no UNIBES Cultural em São Paulo. Ah, e naquela época o festival tinha outro nome e formato: “1ª Semana inspirAÇÕES sobre Vida e Morte de São Paulo”. Isso porque durante a programação aconteciam diversos eventos:
“Vamos jantar e falar sobre a morte?”, “Cineclube da Morte”, além da realização de uma Conferência Internacional com convidados brasileiros e internacionais.
Grandes nomes como: Draª Ana Claudia Quintana (que é nossa parceira todos os anos), Michael Hebb (convidado internacional), Yoko K. Sen (convidada internacional) e muitos outros.
E o festival deu TÃO certo e foi TÃO lindo, que nós não paramos mais.

2019
No ano seguinte, com uma estrutura maior e o apoio de inúmeras pessoas a instituições, realizamos nosso segundo encontro também de forma presencial. Com a participação de mais de 30 pessoas especialistas sobre morte, luto e saúde. Conheça alguns nomes: Mariana Ferrão, Ana Mi, Roy Remer (convidado internacional), Rafael Stein e outros.

O Programa “Papo de Segunda”, da GNT ⎯ apresentado pelo querido Fábio Porchat, fez uma matéria bem legal sobre um dos dias do Festival.
2020-2021
E nem mesmo a pandemia parou essa corrente, nos anos de 2020 e 2021 o Festival aconteceu no formato ONLINE – o que nos possibilitou trazer simultaneamente pessoas do MUNDO TODO.

Grandes nomes nacionais e internacionais já passaram por aqui. Desde profissionais de saúde que são especialistas e referências em suas áreas de atuação, cuidadores, familiares, pacientes e toda uma comunidade de apoiadores.
São pessoas vindas de NORTE A SUL DO BRASIL e do MUNDO TODO, dá uma olhada em alguns nomes:


Nosso principal propósito é colocar o Brasil entre os 10 melhores países para se morrer. Ao lado desses nomes e da comunidade que construímos, estamos cada vez mais fortes rumo a esse objetivo.
E, claro, pra não entregar TODAS as surpresas que estamos preparando, mas pra te deixar com um gostinho do que vai acontecer esse ano, nós já batizamos o nome do próximo evento e definimos uma data.
✨19 de novembro acontece o FESTIVAL BRASILEIRO INTERNACIONAL INFINITO – ANO 5.✨
Uma edição pra lá de especial desse movimento que segue transformando vidas, dando força e visibilidade para narrativas tão importantes e urgentes para a nossa sociedade.
Fique atento as nossas Redes Sociais para não perder nenhuma informação importante:
📲 https://infinito.etc.br
💻facebook.com/infinito.etc
📸instagram.com/infinito.etc