Faltando 5 dias para o nosso maior evento do ano, vim contar um pouquinho de como definimos a programação do Festival inFINITO – Ano 5✨, como pensamos na criação da agenda e falar também a respeito do time que convidamos para estar com a gente em nossa transmissão AO VIVO no dia 19 de novembro.

Toda a programação foi construída a partir de 4 grandes temas que são:
TEMA 1: RACISMO
TEMA 2: CUIDADOS PALIATIVOS
TEMA 3: INOVAÇÕES EM MORTE
TEMA 4: LUTO
Desde o primeiro Festival a nossa proposta sempre foi de criar encontros e conversas inéditas para termos momentos únicos (que gostamos de chamar ÉPICOS). Convidamos pessoas queridas que trazem seu olhar pessoal ou profissional sobre assunto. Ou seja, as conversas serão momentos nunca antes vistos, já que iremos juntar pessoas diferentes para falarmos sobre cada temática.
✨ENCONTRO ÉPICO 1: “Racismo estrutural e o impacto na vida de pacientes”
Com:
◾Bridgette Hempestead
Fundadora e CEO da Cierra Sisters, uma organização afro-americana de câncer de mama que fornece apoio e educação exclusivamente para questões de saúde e mama das mulheres negras.
◾Silvana Maria Aquino
Psicóloga com atuação em ensino e assistência em Psico-oncologia, Cuidados Paliativos Luto. Docente e Tutora do curso de Pós- graduação em Cuidados Paliativos pelo Américas/IPEMED. Membro do Comitê de Psicologia, de Oncologia e de Pós Graduação da ANCP.
◾Jéssica Moreira
Jéssica é escritora e jornalista. Cofundadora e diretora do veículo jornalístico Nós, mulheres da periferia. Também é repórter correspondente da Agência Mural de Jornalismo das Periferias em Perus e autora do Blog Morte Sem Tabu, da Folha de S. Paulo. É coautora dos livros “Heroínas dessa História – mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura” e “Queixadas – por trás dos 7 anos de greve”.
◾Mona Rikumbi
Atriz, enfermeira e dançarina, Mona foi a 1ª bailarina negra e cadeirante a subir no palco do Theatro Municipal de São Paulo. Aos 30 anos foi diagnosticada com neuromielite óptica e, em 2007 passou a andar de cadeira de rodas. Também participou da construção do movimento negro no país.

✨ENCONTRO ÉPICO 2: “A revolucionária forma de cuidar”
Com:
◾Andreas Kisser
Kisser é um dos guitarristas mais respeitados do mundo e faz parte da banda brasileira Sepultura – uma das mais importantes do heavy metal no país. Quando sua esposa Patrícia faleceu, passou a conhecer diversos processos que podem diminuir a dor de um paciente em estágio terminal e reforçou a necessidade de conversarmos sobre a morte ainda em vida.
◾Karol Müller
Karol foi diagnosticada com Cefaleia em Salvas aos 16 anos. Uma doença rara, sem tratamento, sem estudos científicos que expliquem a doença e suas possíveis evoluções. Passou por violências médicas, abandono, descaso, omissão. Seu quadro evoluiu para o mais grave, tornando-se incapacitante por volta de 2013. Teve sua vida roubada até encontrar nos cuidados paliativos a sua vida de volta.
Hoje, ao invés de lamentar os 10 anos sem ela, decidiu que irá conscientizar as pessoas sobre a imensidão que cabe nos cuidados paliativos. Tornar a Medicina Paliativa acessível para todos, e impedir que mais pessoas precisem esperar 24 anos para serem cuidados, e terem uma vida digna.
◾Alexandre Lindenbojm
Xan, como gosta de ser chamado, é formado em Direito pela PUC-SP. Também é CEO e sócio co-fundador da Wright Capital Wealth Management, precursora na alocação de recursos de seus clientes em impacto social no Brasil. Membro do Conselho de Administração do Laboratório Ache e da Latimpacto, rede latino-americana de venture philanthropy.
◾Tom Almeida
Fundador do movimento inFINITO e idealizador do Festival inFINITO. O movimento surgiu como um chamado após de entender o impacto que Cuidados Paliativos teve na vida do primo-irmão, o Du.

Andreas Kisser e sua família criaram o Movimento Mãetrícia em homenagem à falecida Patrícia. Essa iniciativa surgiu para que se possa discutir sobre o direito a uma morte digna.
Confira aqui:
✨ENCONTRO ÉPICO 3: “Uso de psicodélicos em cuidados de fim de vida – um dos assuntos mais inovadores no mundo hoje”
Com:
◾Fernando Espí Forcen
Selecionado como um dos melhores médicos psiquiatras em 2022 pela Boston Magazine, Fernando trabalha principalmente no Massachusetts General Hospital e professor na HARVARD Medical School.
◾Henrique Ribeiro
Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP e Medicina Paliativa pelo Instituto Paliar. Trabalha como médico psiquiatra na Clínica Henrique Ribeiro, no Hospital Sírio Libanês e no Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
◾Tom Almeida
Fundador do movimento inFINITO e idealizador do Festival inFINITO. O movimento surgiu como um chamado após de entender o impacto que Cuidados Paliativos teve na vida do primo-irmão, o Du.

✨ENCONTRO ÉPICO 4: “Os fabulosos e suas histórias sobre o LUTO”
Com:
◾Rafael Stein
Pai da Maria Clara e do Francisco, autor do cartasparamaria.com.br no qual escreve cartas e bilhetes para que seus filhos leiam no futuro, coautor do livro “Luto por perdas não legitimadas na atualidade” e do livro “Quando a morte chega em casa“, voluntário na Casa Paliativa e membro do projeto Luto do Homem.
Recentemente, fez um TED Talk e estrelou o episódio mais comentado da série Queer Eye Brasil da Netflix.
◾Luca Scarpelli
Luca é um dos apresentadores da versão brasileira do reality norte-americano de sucesso Queer Eye, onde transforma a vida das pessoas de diversas formas, principalmente de maneira emocional. É homem trans, publicitário, estuda artes cênicas e é especialista em comportamento jovem.
◾Yohan Nicolas
Yohan é um dos apresentadores da versão brasileira do reality norte-americano de sucesso Queer Eye, onde transforma a vida das pessoas de diversas formas, principalmente de maneira emocional. É francês e trabalha como cabeleireiro em São Paulo, e seu objetivo de vida é acabar com o senso comum de que cuidar do visual não é para todos.
◾Tom Almeida
Fundador do movimento inFINITO e idealizador do Festival inFINITO. O movimento surgiu como um chamado após de entender o impacto que Cuidados Paliativos teve na vida do primo-irmão, o Du.

O Rafa Stein é nosso amigo de longa data e foi um dos participantes do programa Queer Eye Brasil onde Luca e Yohan são apresentadores. O envolvimento dos apresentadores com a família dele foi tão intenso que se tornaram amigos pessoais e irão contar um pouquinho sobre essa experiência transformadora no Festival!
Você pode assistir ao episódio AQUI.
Só convidados gigantes, né?
Você não pode perder a chance de participar GRATUITAMENTE do Festival inFINITO – Ano 5 ✨ de onde você estiver!
Faltam poucos dias mas ainda dá tempo de garantir o seu lugar.

EXTRA:
Ainda teremos mais um encontro épico e PRESENCIAL do CINECLUBE DA MORTE comigo e Dra. Ana Claudia Quintana Arantes.
Vai ser dia 20 de novembro, às 11h, no Cine Belas Artes em São Paulo.
Assistiremos ao filme A partida (2008) e, em seguida, conduziremos uma conversa sobre o que foi assistido.

