Provavelmente você já deve estar familiarizado com os tradicionais rituais de despedida que incluem velórios e cemitérios, não é mesmo? Eles fazem parte da nossa cultura (principalmente devido aos tradicionais rituais católicos), mas, ainda assim, carregam certo desconforto e frieza para as pessoas enlutadas que ficam.
E, inclusive, muitos “fogem” desse rito por despertar somente sentimentos negativos ligados à morte – principalmente por questões de negação e medo.
Diante disso, os Rituais de Despedida se tornam uma forma muito sensível e importante para honrar a memória da pessoa amada que partiu: de que forma seu ente querido gostaria de ser homenageado? Do que essa pessoa gostava?
COMO PERSONALIZAR UMA DESPEDIDA QUE ESTEJA DE ACORDO COM O LEGADO DE QUEM SE FOI?
O processo do enfrentamento do luto é único e não há uma receita pronta de como lidar com os sentimentos que vem à tona. Entretanto, algumas ferramentas podem ajudar as pessoas enlutadas neste processo, fazendo com que ele seja mais leve e saudável.
E os Rituais de Despedida são uma dessas maneiras.
💜Eles ajudam a concretizar a perda
💜Fazem com que as pessoas enlutadas não se sintam tão sobrecarregadas
💜Honram a memória de quem partiu
💜Trazem conforto emocional as pessoas enlutadas
💜Auxiliam enlutados a expressarem seus sentimentos
SÃO VERDADEIRAS DECLARAÇÕES DE AFETO E DE AMOR INFINITO.
Os Rituais de Despedida ainda colaboram na elaboração de um luto mais saudável, sendo um espaço social em que as pessoas enlutadas possam compartilhar seus sentimentos sem julgamentos. Também auxiliam no entendimento das emoções e fortalecem as lembranças dos bons momentos vividos, simbolizando o movimento do seguir em frente.
E como realizá-los?
Antes de tudo, é necessário olhar para a história de quem se foi. Identificar seus gostos e particularidades, de como gostariam de ser lembrados e de que forma as memórias podem ser resgatadas de forma carinhosa e respeitosa.
💜Reúna as pessoas que realmente eram importantes
💜Ofereça uma refeição para essas pessoas queridas – por que não cozinhar o prato favorito de quem se foi?
💜Coloque as músicas favoritas da pessoa amada para tocar: peça para amigos e familiares ajudarem a construir uma playlist
💜Faça um mural de fotos felizes e espalhe-as pelo local da despedida
💜Organize um discurso e convide outras pessoas a compartilharem suas palavras também
💜Planeje uma despedida on-line com quem não pode estar presente no momento
Essas são apenas algumas sugestões, você pode (e deve!) personalizar como achar coerente!
Ah, e esses rituais não precisam acontecer somente na morte: eles podem seguir acontecendo em outras ocasiões para honrar, matar a saudade e manter viva as lembranças do passado.
Se você achou esse texto importante, compartilhe o link com outras pessoas.
Esse artigo foi inspirado nos episódios do Podcast Conversas Sinceras Sobre Viver e Morrer do inFINITO. Escute-os nos links abaixo: