Como a espiritualidade pode auxiliar no processo de enfrentamento do luto?2 min de leitura

Como a espiritualidade pode auxiliar no processo de enfrentamento do luto?2 min de leitura

Cada pessoa tem as suas crenças e lida com o luto de maneira diferente. É comprovado que a espiritualidade tem um papel muito importante neste momento, independente de religiões. No momento da dor e ressignicação ao perder um ente querido, a espiritualidade se mostra como um consolo, algo que oferece um sentido e esperança diante de um momento de dor e sofrimento.

Por mais que seja frequentemente confundida com religião, a espiritualidade está bem longe disso e tem um significado muito particular para cada um. Para uns, a espiritualidade está ligada a orações, preces, a visita à igreja, cultos, ou sobre frequentar ambientes de acordo com o que se acredita. Já para outros, pode ser vista como o oposto: o não acreditar em uma entidade religiosa específica. O sagrado tem diferentes sentidos e pode trazer a esperança de dias melhores para quem está em sofrimento – não descartando, caso seja necessário, o suporte psicológico em alguns casos.

No processo de enfrentamento do luto, a espiritualidade exerce o papel de facilitar a aceitação da morte. Por isso, é muito importante que os profissionais da saúde conheçam e reconheçam as crenças e valores das pessoas enlutadas, ou em cuidados paliativos, que estão sendo assistidas, com o objetivo de melhor compreender as suas necessidades.

Se você está passando por um momento difícil:

  • Procure apoio naquilo que você acredita. Se você não acredita em nada, tudo bem. Tenha um momento só seu para apreciar e ser grato a todos os momentos e pessoas especiais da sua vida.
  • Cerque-se de pessoas que te acolham e façam bem.
  • Permita-se sentir tudo, sem auto julgamento.
  • Caminhar no final da tarde com o seu animal de estimação te faz bem? Que tal incluir esse pequeno ritual na sua rotina?

A ESPIRITUALIDADE MOSTRA, ACIMA DE TUDO, COMO O SER HUMANO CONSEGUE LIDAR COM AS ADVERSIDADES.

Durante a jornada do luto, a espiritualidade pode colaborar para que a pessoa comece a buscar um novo sentido para a vida e uma maneira de enfrentar tudo aquilo, mesmo que esteja passando por um momento de muita dor e saudade.

Achou esse texto interessante? Então ouça ao episódio de “Podcast Sobre Viver e Morrer” que originou este artigo.

Se preferir, clique aqui para assistir ao vídeo completo.

Se esse conteúdo te ajudou de alguma forma, compartilhe esse texto com outras pessoas que também vão gostar de entender mais sobre isso.

Compartilhe

Compartilhe

Nos acompanhe também em outros canais:

Nos acompanhe também em outros canais:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR_