As dores e os desafios das festas de final de ano2 min de leitura

As dores e os desafios das festas de final de ano2 min de leitura

E mais um ano chega ao fim deixando rastros de histórias e memórias.
Na mesma medida que as festas de final de ano representam a união e o reencontro entre as pessoas que amamos, pode ser que este seja um momento doloroso para quem enfrenta o difícil processo das perdas e lutos.
E isso é normal e esperado. A ausência de um ente querido (principalmente se a perda for recente) pode trazer certa tristeza para uma ocasião que, normalmente, é feita de alegrias, mesa farta e celebrações.

Mas, se você não estiver preparado para se juntar aos seus familiares, respeite o seu momento: talvez queira ficar sozinho (a) ou simplesmente ignorar a importância dessas datas. Não se culpe por isso, é um sentimento só seu que merece reconhecimento e respeito.

Entretanto, é possível ressignificar essas dores e trazer um novo sentido para o Natal e o Ano Novo. Veja algumas ideias:

💜Faça um brinde em homenagem a quem já se foi. Prepare um discurso ou escreva uma carta para ser lida em voz alta. Se você não está preparado, passe essa tarefa para outra pessoa que tenha mais facilidade para se expressar.

💜Prepare a comida e/ou bebida favorita da pessoa que se foi e sirva-as na ceia. Essa é uma forma de se conectar profundamente com carinho e respeito por meio da culinária afetiva.

💜Organize uma decoração que lembre o seu ente querido. Quais eram seus objetos decorativos favoritos? Independente de ser temático com a festa ou não, eles podem ser incluídos nestas datas.

💜Imprima fotos e espalhe-as pela casa. Faça um varal e prenda-as com prendedores de roupa e coloque luzinhas pisca-pisca. Peça para cada convidado trazer a sua contribuição também.

💜Compartilhe uma foto da família nas Redes Sociais com palavras de carinho em homenagem a pessoa amada. Diga o quão importante seria sua presença nesse momento.

💜Que tal, ao final da noite, você reunir todas as pessoas para compartilharem os melhores momentos ao lado de quem já se foi? Abra espaço para uma conversa sincera.

Lembre que os processos de luto são muito particulares e cada pessoa lida com ele de forma diferente. Pode ser que as orientações citadas acima não façam sentido para você e tudo bem. Analise quais as formas que deixariam a sua noite de Natal e Ano Novo mais leves e aproveite cada segundo ao lado de quem está com você.

Todo o nosso carinho e acolhimento a todos que estão passando pelas dores e os desafios das festas de final de ano.
Se esse conteúdo te ajudou de alguma forma, compartilhe esse texto com outras pessoas que também vão gostar de entender mais sobre isso.

Compartilhe

Compartilhe

Nos acompanhe também em outros canais:

Nos acompanhe também em outros canais:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR_