Arte e luto – dicas de filmes, livros e músicas sobre o tema14 min de leitura

Arte e luto – dicas de filmes, livros e músicas sobre o tema14 min de leitura

O cinema, a literatura e a música podem ser poderosas ferramentas para ajudar as pessoas a entenderem e refletirem sobre diversos momentos da vida, não é mesmo? Dentre esses momentos estão as perdas e o luto, que tendem a despertar um turbilhão de sentimentos e dúvidas. 

Separamos algumas indicações do 4 Estações Instituto de Psicologia para você conferir. 

🎥FILMES

1.Uma viagem extraordinária (2014) por Jean-Pierre Jeunet

Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.

🎥Disponível no: Prime Video

https://www.youtube.com/watch?v=7E0SrS6dEME&ab_channel=FilmIsNowMovieTrailersInternational

2.A Invenção de Hugo Cabret (2012) por Martin Scorsese

Paris, anos 30. Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.

🎥Disponível na: Globoplay

3.O rei leão (1994) por Roger Allers e Rob Minkoff

Clássico da Disney, a animação acompanha Mufasa (voz de James Earl Jones), o Rei Leão, e a rainha Sarabi (voz de Madge Sinclair), apresentando ao reino o herdeiro do trono, Simba (voz de Matthew Broderick). O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki (voz de Robert Guillaume), mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar (voz de Jeremy Irons), o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

Disponível no: Disney +

4.Cartas para Julieta (2010) por Gary Winick

Sophie e Victor viajam à Verona palco da história Romeu e Julieta para uma pré lua-de-mel. Só que Victor está mais interessado em fazer contatos para seu futuro restaurante em Nova York, enquanto Sophie se distrai com um grupo de voluntárias que responde cartas endereçadas a Julieta, procurando conselhos amorosos. Enquanto ajuda as voluntárias, ela encontra uma carta escrita em 1957 de uma senhora chamada Claire. Sophie responde à carta. Claire acompanhada de seu neto Charlie vão à Itália e tentam encontrar Lorenzo, o verdadeiro amor de Claire.

Disponível na: Netflix, Star +, HBO Max e Globoplay

5.Em busca da luz (1988) por Mike Robe

Esta é a história de um jovem casal que lutou pela vida de Ben, seu filho de oito anos. Claire Madison (Linda Hamilton) é uma jovem mãe com três filhos hemofílicos. Ela e seu marido Greg (Richard Thomas), têm tentado criar seus filhos dentro dos padrões mais normais possíveis. Mas, suas vidas são viradas de cabeça-para-baixo quando Ben, seu filho mais velho, fica doente durante as férias.

6.Querido estranho (2002) por Ricardo Pinto e Silva

Na noite em que é comemorado o aniversário de Alberto (Daniel Filho), patriarca da família, é anunciado também o noivado de Zezé (Cláudia Netto), sua filha mais nova. É quando Alberto decide ser este o momento exato para expôr à família todas as dores e frustrações que teve por colocar sua família acima de tudo, ignorando até mesmo os desejos de seu coração.

7.O segredo dos seus olhos (2010) por  Juan José Campanella

Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Disponível no: Prime Video

8.Eu, você e a garota que vai morrer (2016) por Alfonso Gomez-Rejon

Greg (Thomas Mann) está levando o último ano do ensino médio o mais anonimamente possível, evitando interações sociais, enquanto, em segredo, está fazendo animados filmes bizarros com Earl (RJ Cyler), seu único amigo. Mas tanto o anonimato quanto a amizade dos dois é abalada quando a mãe de Greg o força a fazer amizade com um colega de classe que tem leucemia.

Disponível no: Star + 

📖LITERATURA

1.Livro: A anatomia de uma dor: um luto em observação por C.S. Lewis

Escrito após a trágica morte de sua esposa como uma forma de sobreviver aos “momentos insanos do meio da noite”, A anatomia de um luto é a reflexão honesta de C.S. Lewis sobre as questões fundamentais da vida, morte e fé em meio à perda. Esta obra contém as reflexões precisas e genuínas de Lewis sobre aquele período: “Nada menos demoverá um homem ― ou pelo menos um homem como eu ― de seu pensamento meramente verbal e de suas crenças meramente nocionais. Ele tem de ser nocauteado antes de cair em si. Apenas a tortura revelará a verdade. Somente sob tortura ele mesmo a descobre”.

2.Livro: As intermitências da morte por José Saramago

As Intermitências da Morte é um livro do escritor português José Saramago publicado em 2005. Sua frase inicial “No dia seguinte ninguém morreu” é ponto de partida para ampla divagação sobre a vida, a morte, o amor e o sentido, ou a falta dele, da nossa existência. Fiel ao seu estilo e ainda mais sarcástico e irônico, Saramago vai além de reflexões existenciais, fazendo uma dura crítica a sociedade moderna (o país da obra é fictício) ao relatar as reações da Igreja, do Governo, do Clero, dos repórteres, dos filósofos, dos economistas, das funerárias, casas de pensão, hospitais, seguradoras, das famílias com um moribundo em casa, da máphia, etc.

3.Livro: Através do espelho por Jostein Gaarder

Cecília passa quase o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Ela está muito doente, e sua doença não tem cura. Mas ela não está sozinha enquanto celebra o Natal com sua família. A garota pode escrever todos seus pensamentos em seu diário secreto, e pode contar com a companhia de um amigo inusitado que um dia aparece em seu quarto, do nada. A história de Cecília não é só um mergulho em sua vida ― é também uma preparação para a morte. Ela está morrendo como quem viaja, prestando atenção em tudo. Através de seu olhar profundo, o lado do espelho que não conhecemos se torna um pouco mais claro e menos assustador.

4.Livro: Crônica de uma morte anunciada por Gabriel García Marquez

O livro é uma narrativa não-linear, contada por um narrador anônimo em forma de rememorações. O livro subverte a tradicional narrativa de detetives ao revelar, logo de início, pontos centrais ao crime: o real foco do livro é o motivo que levou a cidade inteira a deixar que o crime ocorresse, sem tentativas sérias de salvar ou sequer avisar a vítima, apesar de que se soubesse por toda parte que o assassinato viria a acontecer muito em breve.

5.Poema: A morte chega cedo de Fernando Pessoa

A morte chega cedo,
Pois breve é toda vida
O instante é o arremedo
De uma coisa perdida.

O amor foi começado,
O ideal não acabou,
E quem tenha alcançado
Não sabe o que alcançou.

E tudo isto a morte 

Risca por não estar certo 

No caderno da sorte 

Que Deus deixou aberto.

6.Poema: O tempo de Mário Quintana

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são seis horas!

Quando de vê, já é sexta-feira!

Quando se vê, já é natal…

Quando se vê, já terminou o ano…

Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.

Quando se vê passaram 50 anos!

Agora é tarde demais para ser reprovado…

Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.

Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…

Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…

E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.

Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.

A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

🎧MÚSICA

1.Epitáfio por Titãs

2.A carta por Legião Urbana

3.A Rita por Chico Buarque

4.Fita Amarela por Noel Rosa

5.Gostava tanto de você por Tim Maia

6.Travessia por Milton Nascimento

7.Abundantemente morte por Luiz Melodia

8.Fico assim sem você por Adriana Calcanhoto

Vamos nos aprofundar nas temáticas do luto com convidados enlutados e profissionais da área em mais um evento gratuito do nosso movimento! 

Compartilhe

Compartilhe

Nos acompanhe também em outros canais:

Nos acompanhe também em outros canais: