5 perguntas respondidas sobre Compostagem Humana2 min de leitura

5 perguntas respondidas sobre Compostagem Humana2 min de leitura

Um dos assuntos mais curiosos que tivemos o prazer de ouvir no Festival inFINITO 2021 foi sobre a Compostagem Humana, uma técnica natural e ambientalmente respeitosa capaz de transformar nossos entes queridos que já se foram em solo rico em vida, dando continuidade ao belíssimo ciclo da natureza.

O projeto Recompose foi desenvolvido pela designer americana Katrina Spade como uma solução urbana para as práticas de atendimento à morte menos prejudiciais (enterros e cremações) – e idealmente benéficas para o planeta.


Para entender mais sobre, separamos 5 fatos sobre Compostagem Humana. Veja!

🍃1) O que é?
A Compostagem Humana é uma opção alternativa sustentável ao enterro tradicional ou à cremação que permite que os corpos de falecidos sejam transformados em composto orgânico. O solo saudável capacita a agrossilvicultura (prática de cultivo de árvores em conjunto), o gerenciamento holístico de áreas e o desenvolvimento ecológico.

🍃 2) Como é feita?
O corpo é colocado em um recipiente fechado (mantido a uma temperatura de 55º) com lascas de madeira, alfafa e palha. Assim, o corpo é girado lentamente para que os microrganismos o decomponham de maneira uniforme, acelerando o processo de decomposição natural.
Ao final, cerca de 30 dias depois, as famílias podem levar para casa parte deste solo.

🍃3) Onde o processo de Compostagem Humana é liberado?
Por enquanto, a Recompose atua legalmente em Washington, Estados Unidos e segue em aprovação em outros estados americanos. No Brasil, esse processo ainda não existe, pois ainda há muito o que se discutir, principalmente sobre aspectos culturais e religiosos.

🍃4) Quais os benefícios da técnica para o Meio Ambiente?
A Compostagem Humana tem menos impacto ambiental que os enterros tradicionais ou a cremação, emitindo menos gases, como o CO2, que prejudicam o efeito estufa. Além disso, ao enterrar um ente querido, o solo pode emitir elementos químicos em um local que poderia ser produtivo.

🍃5) O que isso tem a ver com autonomia de vida e por que ainda é um assunto tão polêmico?
A Compostagem Humana surge como mais uma opção de despedida e traz a possibilidade do indivíduo ter o direito de escolha sobre a sua própria morte. É uma maneira de se conectar à natureza de uma maneira ambientalmente correta e sustentável.

Conheça mais sobre a Recompose assistindo ao vídeo.
Quem vai gostar de ler esse artigo? Compartilhe o link dele com outras pessoas.

Compartilhe

Compartilhe

Nos acompanhe também em outros canais:

Nos acompanhe também em outros canais: