5 livros sobre LUTO para ler antes de morrer⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀4 min leitura

5 livros sobre LUTO para ler antes de morrer⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀4 min leitura

O luto é inevitável e não há como fugirmos dele em algum momento da vida. Todos nós iremos passar por esse período difícil que pode trazer à tona um turbilhão de sentimentos que, muitas vezes, ficam até difíceis de ser nomeados… será saudade, raiva, dor…?

Nunca estaremos totalmente preparados para o que está por vir, mas, através de conversas sinceras, é possível aprender as melhores maneiras (embora não existam regras para isso) de enfrentarmos esse desconhecido que pode assombrar os nossos dias.

Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista inFINITA com dicas de 5 livros sobre o luto para ler antes de morrer. Temos certeza que eles serão fundamentais para quem deseja trazer maior leveza e entendimento sobre o tema, além de ser um carinho e uma força para quem quiser seguir em frente.

Escolha um lugar bem confortável, uma iluminação adequada e boa leitura!

1. A morte é um dia que vale a pena viver

Autora: Ana Claudia Quintana Arantes

RESENHA:

O 1º livro da lista não poderia ser outro, não é?

Ana Claudia Quintana Arantes é uma referência em Cuidados Paliativos e ainda é a madrinha do Festival inFINITO, estando sempre presente em nossos eventos.

Este livro não é exatamente sobre luto. Nele, Ana Claudia fala sobre a finitude em diferentes ângulos, trazendo suas experiências no cuidado de pacientes em estados terminais. De acordo com a autora, o que deveria nos causar espanto não é a morte em si, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la, de não usarmos nosso tempo da maneira que gostaríamos.

Essencial para quem quer começar a conversar sinceramente sobre esses assuntos que são tão importantes para promover lutos mais saudáveis.

Clique aqui para comprar

Para quem quer ir além, dá o play nessa conversa com a Dra. Ana no Festival inFINITO 2019: Clique aqui para assistir

2. Lutos por perdas não legitimadas na atualidade

Organizadora: Gabriela Casellato

RESENHA:

A morte ainda é um grande tabu para o mundo ocidental, bem como o luto. Gabriela Casellato, doutora em psicologia clínica, reuniu em “Lutos por perdas não legitimadas na atualidade” uma série de textos de profissionais da psicologia e de pessoas enlutadas. O livro é dividido em 4 partes e conta com um capítulo de Tom Almeida, fundador do movimento inFINITO.

Clique aqui para comprar

Para conhecer mais sobre o trabalho de Gabriela Casellato, confira uma conversa sincera sobre “Rituais e a Teoria do Apego” no canal do inFINITO: Clique aqui para assistir

3. A roda da vida

Autora: Elisabeth Kubler Ross

RESENHA:

Elisabeth foi uma médica à frente do seu tempo, mudando a forma como enxergava a morte. Através de seus livros e experiência acumulada devido ao trabalho com crianças, pacientes com HIV e idosos com doenças terminais, ela trouxe consolo e compreensão para milhões de pessoas que tentam lidar com a própria morte ou com a de entes queridos. Neste relato, ela conta sua história de vida em uma aventura comovente e inspiradora.

Clique aqui para comprar

4. Uma morte em família

Autor: James Rufus Agee

RESENHA:

O romance de James traz uma história tocante sobre uma situação humana universal: a perda de um ente querido. Acompanhamos uma família amorosa e muito unida, que precisa de uma força enorme para enfrentar a tragédia que muda repentinamente a vida daqueles que ficaram.

O escritor, jornalista, poeta e roteirista foi um dos mais influentes críticos de cinema dos EUA e, em 1957, postumamente, ganhou o prêmio Pulitzer.

Clique aqui para comprar

5. O começo do adeus

Autor: Anne Tyler

RESENHA:

O romance conta a história de um homem que está desolado pela morte de sua esposa. Com o passar do tempo, ele conhece Dorothy e enxerga uma luz no fim do túnel, porém, quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. As aparições dela o ajudam a sobreviver e a encontrar paz.

Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus.

Clique aqui para comprar

Esperamos que essas indicações sejam o início de uma caminhada de descobrimento sobre tudo o que perpassa na superação de um luto. Se esse artigo te ajudou de alguma forma, compartilhe o link com outras pessoas que gostarão de ler essa seleção de livros.

Compartilhe

Compartilhe

Nos acompanhe também em outros canais:

Nos acompanhe também em outros canais:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR_