5 filmes para pensar sobre a morte (e a vida)4 min de leitura

5 filmes para pensar sobre a morte (e a vida)4 min de leitura

A sétima arte é uma forma didática e reflexiva para abrirmos conversas sobre a morte e a finitude. E, caso você não saiba, foi assim que o nosso Movimento inFINITO deu seus primeiros passos: com o CINECLUBE DA MORTE em 2018.

Eu e Dra. Ana Claudia Quintana Arantes fomos os “pais” deste projeto que nasceu com o intuito de ajudar as pessoas a compreenderem e aceitarem de forma menos dolorosa o inevitável e, muitas vezes, imprevisível fim da vida.

Desde lá, nos encontramos presencialmente ou on-line e assistimos filmes que a morte fosse assunto principal, abrindo um espaço para conversas no final da sessão. Foram muitas trocas, experiências pessoais e a oportunidade de que muitas pessoas pudessem refletir sobre o assunto.

Resgatamos alguns filmes já assistidos e trouxemos uma listinha de alguns que você não pode deixar de assistir. Confira!

1.Volver (2005) de Pedro Almodóvar

SINOPSE:

Após a morte dos pais, as irmãs Raimunda (Penélope Cruz) e Sole (Lola Dueñas) precisam seguir suas vidas apenas com a ajuda uma da outra. Embora não saibam como administrar seus problemas, muito menos proteger Paula (Yohana Cobo), a filha de Raimunda, elas lutam para superar a enxurrada de tragédias familiares que as cercam. Mas logo as irmãs são recebidas por um fantasma da mãe (Carmen Maura), que retorna para auxiliá-las e resolver algumas dívidas pendentes de sua vida. Dirigido por Pedro Almodóvar e indicado ao Oscar de Melhor Atriz pelo desempenho de Penélope Cruz.

2. Um ninho para dois (2021) de Theodore Melfi

SINOPSE:

Em Um Ninho Para Dois, o bebê de Lilly (Melissa McCarthy) e Jack (Chris O’Dowd) morre, levando-o a uma internação em uma clínica de reabilitação devido ao sentimento intenso de tristeza. A esposa fica em casa sozinha e decide construir um jardim para ajudar o marido quando ele voltar à casa. Ela então passa a ser atormentada por um pássaro agressivo e decide procurar um veterinário para saber como se livrar do animal de forma humana. O profissional que a esposa encontra costumava ser um psiquiatra, mas largou tudo para ajudar os animais, e acaba dando conselhos inesperados.

3. Uma longa queda (2014) de Pascal Chaumeil

SINOPSE:

Na noite de Ano Novo, quatro pessoas solitárias se encontram no topo de um prédio. Curiosamente, todos têm o mesmo plano: cometer suicídio. Diante da ironia da situação, eles se tornam amigos, e fazem um pacto: nenhum deles se matará até o Dia dos Namorados, em fevereiro. Nos meses que se seguem, os quatro acabam ajudando uns aos outros, formando, então, uma espécie de grupo de apoio.

4. Ella e John (2018) de Paolo Virzi

SINOPSE:

​O Caçador de Lazer é o apelido que Ella e John Spencer deram a seu trailer, que usavam para tirar férias com os filhos nos anos 1970. Hoje, já na terceira idade e loucos para fugir de uma vida de cuidados médicos, o casal volta a embarcar no veículo e parte em direção a Key West para uma nova aventura.

5. O último amor de Mr. Morgan (2014) de Sandra Nettelbeck

SINOPSE:

O filme conta a história de Matthew Morgan, um professor de literatura que precisa seguir com a vida após a perda de sua companheira. Morando em Paris e com poucos amigos, ele enfrenta ainda o desafio de não saber falar francês. Sua rotina muda quando ele conhece Pauline, uma encantadora professora de dança. Dessa relação nasce uma bonita amizade que ampara e fortalece ambos. É um drama delicado e sensível sobre perdas, envelhecimento e os encontros que a vida proporciona.

Nos ajude a amplificar nossas conversas sinceras sobre viver e morrer levando o CINECLUBE DA MORTE para a sua comunidade com nossa orientação e suporte. Clique AQUI!

Compartilhe

Compartilhe

Nos acompanhe também em outros canais:

Nos acompanhe também em outros canais:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR_